quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SALIF KEITA

SALIF KEITA

SALIF KEITA

O MALI POSSUI PROVALVEMENTE, UMA DAS MAIS RICAS E ANTIGAS TRADIÇÕES MUSICAIS DO MUNDO. UMA HISTÓRIA COM MAIS DE 6000 ANOS DE EXISTÊNCIA.

É APENAS NO SÉCULO XIII. QUE OS MÚSICOS GANHARAM UM ESTATUTO ESPECIAL AO TOCAREM PARA O PRIMEIROREI DE MALI. O REI CAÇADOR SOUNDJATA KEITA.

DESDE 700 ANOS ATÉ HOJE, OS MÚSICOS DA ETNIA MANDINGA – DA QUAL FAZ PARTE O REI FUNDADOR KEITA TEM CONTADO A HISTÓRIA DO PAÍS E DAS NOTÁVEIS PERSONALIDADES DA ÁFRICA.

ESSES MÚSICOS SÃO CONSIDERADOS GRIÔTS (ARTISTAS NASCIDOS EM BERÇO MUSICAL COM UM DESTINO TRAÇADO NO CÓDIGO GENÉTICO): ANIMAM A CORTE COM CANÇÕES ÉPICAS E DE LOUVOR ACERCA DOS ATOS HERÓICOS DOS GUERREIROS E CAÇADORES ANCESTRAIS.


DESCENDENTE DO REI QUE FUNDOU O MAIOR IMPERIO DA ÁFRICA OCIDENTAL ATÉ O SÉCULO XV. SALIF KEITA TORNOU-SE NA DÉCADA DE 1980 UMA FIGURA DE GRANDE PRESTÍGIO DA MÚSICA AFRICANA.

O NOBRE SALIF KEITA NOTABILIZOU-SE PELA FUSÃO DA MÚSICA TRADICIONAL DA ETNIA MANDINGA E A MÚSICA POPULAR EUROPÉIA.

MAS, A SUA HISTÓRIA MUSICAL NÃO FOI FÁCIL. AO NASCER ALBINO SALIF DESPERTOU A IRA DOS SUPERTICIOSOS – SER ALBINO NO MALI, SIGNIFICA MÁ SORTE E PODE SER CAUSA DE ASSASSINATO -. COMO SE ISSO NÃO BASTASSE, A FAMÍLIA KEITA NÃO APROVOU O FATO DE SALIF TER-SE TORNADO MÚSICO, PELA SIMPLES RAZÃO DESSA ATIVIDADE ESTAR CONFINADA AOS GRIÔTS (TERMO DO VOCÁBULO FRANCO-AFRICANO CRIADO NA ÉPOCA COLONIAL PARA DESIGNAR O NARRADOR, CANTOR, CRONISTA). PELA TRADIÇÃO ORAL ELES TRANSMITEM A HISTÓRIA DE FAMÍLIAS E PERSONAGENS IMPORTANTES. SÃO CONTADORES DE HISTÓRIAS E SÃO CONSIDERADOS SÁBIOS MUITO IMPORTANTES E RESPEITADOS NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM.

COMO NÃO PODIA DEIXARDE SER ELE HOMENAGEIA NELSON MANDELA, COM A CANÇÃO MADIBA (PAI DE TODOS).
LETRA DA MÚSICA:
Eu tenho lutado pelos negros, contra a dominação.
Tenho acalentado a ideia de Democracia e de uma
Sociedade em que as pessoas poderão viver juntas
Em harmonia e igualdade de oportunidades para todos
Mas, meu senhor esse precisa ser o ideal para os quais,
Estou preparado e luto todos os dias.

ENTÃO, NA LEITURA DA LETRA DA MÚSICA DE SALIF KEITA PERCEBE-SE QUE ELE RETRATA A HISTÓRIA DE NELSON MANDELA CONTRA O APARTHEID – QUE FOI UM REGIME DE DISCRIMINAÇÃO MAIS CRUEL QUE SE TEM NOTÍCIA NA MUNDO. ESSE REGIME VIGOROU NA ÁFRICA DO SUL DE 1948 ATÉ 1990. E DURANTE TODO ESSE TEMPO ESTEVE LIGADO Á POLÍTICA DO PAÍS.
INGLESES E AFRICÂNERS, PARA MINIMIZAR A INFERIORIDADE NUMÉRICA, EM 1911, FECHARAM UM ACORDO PARA APROVAÇÃO DE LEIS SEGREGACIONISTAS CONTA A POPULAÇÃO NEGRA.

APOLÍTICA DE SEGREGAÇÃO RACIAL FOI OFICIALIZADA EM 1948, COM A CHEGADA AO PODER DO PARTIDO NACIONAL. VENCE DANIEL MALAN, SIMPATIZANTE DA IDEOLOGIA NAZISTA. ELE USOU NA SUA CAMPANHA A PALAVRA APARTHEID, QUE SIGNIFICA – SEPARAÇÃO -.

O APARTHEID ATINGIA A HABITAÇÃO, O EMPREGO, A EDUCAÇÃO, OS SERVIÇOS PÚBLICOS. O NEGRO NÃO TINHA DIREITO ÀS TERRAS, NEM DE PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA.ERAM OBRIGADOS A VIVER EM ZONAS RESIDÊNCIAS SEPARADAS DOS BRANCOS, O CASAMENTO E RALAÇÕES SEXUAIS ENTRE OS NEGROS E BRANCOS ERAM ILEGAIS.

OS NEGROS TRABALHAVAM GERALMENTE NAS MINAS, COMANDADOS POR CAPATAZESBRANCOS, E VIVIAM EM GUETOS MISÉRAVEIS E SUPERPOVOADOS.

PARA LUTAR CONTRA ESSA INJUSTIÇAS OS NEGROS ACIONARAM O C.N.A. – UMA ORGANIZAÇÃO NEGRA CLANDESTINA QUE TINHA COMO LÍDER NELSO MANDELA.

APÓS O MASSACRE DE SHARPVILLE EM 21 DE MARÇO DE 1960, ONDE FOI MASSACRADOS PELO EXÉRCITO SUL AFRICANO NO BAIRRO DE SHARPVILLE, 69 PESSOAS ENTRE HOMENS NEGROS CRIANÇAS, MULHERES EM PLENA PRAÇA PÚBLICA SIMPLISMENTE PORQUE PROTESTAVAM PACIFICAMENTE PARA PEDIR A EXTINÇÃO DA LEI DO PASSE, QUE OS OBRIGAVAM A PORTAR CARTÕES DE IDENTIFICAÇÃO POR ONDE LHES ERAM PERMETIDO CIRCULA.

O CNA (CONSELHO NACIONAL AFRICANO ) OPTOU PELA LUTA ARMADA CONTRA O GOVERNO DO BRANCO, ISSO FEZ COM QUE EM 1962, MANDELA FOSSE PRESO E CONDENADO Á PRISÃO PERPÉTUA.

EM 1991 SOB A PRESSÃO DA MAIORIA DOS PAÍSES DEMOCRÁTICOS DO MUNDO, O PRESIDENTE FREDERIC LE KLERK, NÃO TEVE OUTRA SAÍDA, DESFEZ OFICIALMENTE O APARTHEID E LIBEROU TODOS OS LÍDERES POLÍTICOS, ENTRE ELES NELSON MANDELA. QUE APÓS TRÊS ANOS EM 1994, TARNA-SE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO DA ÁFRICA DO SUL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário